Ricoh apresenta software para substituir códigos QR

A tecnologia Clickable Paper permite aos smartphones aceder a conteúdos online através do reconhecimento de imagem.

A Ricoh apresentou o Clickable Paper, uma tecnologia com a qual os consumidores podem apontar um iPhone ou smartphone Android para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados, numa experiência do tipo “realidade aumentada”. Deixa de ser necessário usar os actuais códigos QR.

A Clickable Paper é aplicável a qualquer tipo de suporte de impressão, incluindo jornais, revistas, direct mail, livros, catálogos e posters, segundo o fabricante. Todos os tipos de informação digital ou serviços, diz um comunicado, podem ser ligados, incluindo conteúdos multimédia, websites, serviços de e-commerce e redes sociais.

Esta tecnologia é particularmente útil para empresas de impressão comercial, utilizadores internos e editores visto que tem potencialidade para permitir disponibilizar conteúdos multimédia aos seus clientes, recomenda a Ricoh. Estes poderão reconhecer imediatamente uma página com tecnologia Clickable Paper graças a um logotipo de fácil identificação.

“O Clickable Paper é uma tecnologia muito interessante para serviços transversais de marketing e publicidade. Ao integrar o processo de criação de conteúdos com a nossa tecnologia, os clientes terão acesso a uma forma simples e elegante de aumentar o valor acrescentado dos seus suportes impressos. O fim dos QR codes é agora uma realidade, sendo substituído por uma tecnologia com mais vantagens”, afirma Jorge Silva, Diretor de Marketing da Ricoh Portugal.

A tecnologia Clickable Paper inclui uma aplicação móvel e um processo de criação de conteúdos que estabelece a ligação entre o conteúdo online e qualquer segmento ou hostpot do suporte de impressão. O smartphone é apontado para o hotspot no suporte de impressão, a imagem capturada é identificada e reconhecida. Depois de reconhecido o hotspot o utilizador pode aceder a uma série de conteúdos online relacionados, onde pode ser redirecionado para um link da Amazon, um vídeo do Youtube ou para um website. Poderá até partilhar essa informação no Twitter ou Facebook.

A tecnologia Clickable Paper resulta de pesquisa desenvolvida pela Ricoh Innovations, Inc. (RII), uma subsidiária da Ricoh Company, Ltd, sediada em Silicon Valley e que desenvolve tecnologias inovadoras e novas oportunidades de negócio para a Ricoh. A tecnologia de pesquisa pelo reconhecimento visual da Ricoh é fruto de anos de pesquisa e tem por base mais de 50 patentes já concedidas ou pendentes.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado