A operação portuguesa, a ser incorporada na Dimension Data que adquiriu a multinacional NextiraOne, vale 3% do negócio europeu da última. Auxiliar a expansão da empresa compradora no segmento das médias empresas é o seu potencial contributo.
Pedro Morão, director de marketing e gestor de desenvolvimento de negócios da NextiraOne Portugal revela ementrevista que perto de 46% da facturação da organização é realizado no mercado das PME. Um dos objectivos da Dimension Data, com a compra da multinacional NextiraOne, é precisamente incrementar as sua actividade no segmento das médias empresas.
À partida a operação portuguesa poderá contribuir mais para esse objectivo.
Computerworld ‒ Qual é o peso em percentagem de volume de negócios das PME das grandes empresas, do sector público, na actividade da NextiraOne Portugal?
Pedro Morão ‒ Poderemos afirmar que o nosso volume de negócios se divide da seguinte forma:
– sector público ( governo central e local, educação e saúde ): 19%,
– grandes empresas ( incluindo banca e utilities ) – 35%;
– pequenas e médias empresas – 46%.
CW ‒ Qual é o peso da operação portuguesa na rede da NextiraOne?
PM ‒ Com base nos últimos números disponíveis – 2012 – a operação Portuguesa da NextiraOne representa cerca de 3% da operação total do grupo NextiraOne na Europa.
CW ‒ Como é que a NextiraOne Portugal poderá servir a estratégia da Dimension Data?
PM ‒ Esta aquisição apresenta múltiplas vantagens para ambas as empresas. Por um lado, expande o alcance geográfico da Dimension Data a mais seis países na Europa, incluindo Portugal, onde a Dimension Data não possuía presença directa.
Por outro lado, introduz uma forte complementaridade em termos da base de clientes, com a forte presença da NextiraOne no segmento empresarial e sector público, a complementar a presença da Dimension Data no mercado das grandes empresas. Por último, temos o reforço do leque de parcerias existentes (Cisco, Microsoft, Genesys, etc ) com recursos adicionais altamente especializados provenientes da NextiraOne, e a afirmação da estratégia multi-fabricante da Dimension Data com a introdução do fabricante Alcatel-Lucent, parceiro de longa data da NextiraOne.
CW ‒ Que mudanças estão previstas na actividade nacional da NextiraOne?
PM ‒ De momento é ainda prematuro responder a esta questão, uma vez que o processo de integração apenas agora teve início. Uma das primeiras acções a empreender será a mudança de nome da empresa, já que as diferentes unidades NextiraOne nos 13 países adquiridos deverão passar a denominar-se Dimension Data.