Primeiros resultados do Smarter Cities Faro no fim do mês

Cinco analistas da IBM começam um trabalho de consultoria para recomendar melhorias estruturais na área da economia do mar associada à cidade algarvia.

Durante as próximas três semanas, uma equipa de cinco especialistas internacionais da IBM estará em Faro, no âmbito da iniciativa do fabricante, Smarter Cities Challenge. Os consultores vão procurar avaliar, analisar e recomendar melhorias estruturais na área da economia do mar, com o objectivo de tornar a cidade “num local ainda melhor para viver e trabalhar”, diz um comunicado.

O valor do apoio em consultoria representa um investimento estimado em 315 mil euros, perto de 400 mil dólares, acrescenta o documento. A equipa “multidisciplinar” da IBM que se encontra em Faro é constituída por cinco elementos, três norte-americanos, um irlandês e um português, e reúne competências nas mais diversas áreas.

De entre os especialistas há um director de investigação sobre recursos de água, uma consultora-gestora sénior, uma especialista em recursos humanos, um director de um centro de excelência de serviços e um especialista em cidades inteligentes. A equipa conta trabalhar em colaboração com a Câmara Municipal, entidades públicas, associações locais, pequenos e médios empresários e demais interessados, no sentido de criar um conjunto de recomendações, a serem divulgadas no próximo dia 28 de Fevereiro, numa sessão pública de encerramento do projecto

“Com este projecto temos dois grandes objectivos: que avaliem do interesse, viabilidade e papel que poderá caber a um sistema de informação público, dedicado ao tratamento inteligente dos mais diversos dados, bem como os passos a dar para a sua operacionalização. Que suportados nos seus conhecimentos do que mais avançado se produz e prepara a nível mundial, nos recomendem os recursos, as tecnologias e modelo organizacional, que permita a sua futura implementação, é o nosso segundo objectivo, sublinha Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.

Na visão do edil , “a natureza, o mar e os seus recursos, são hoje um importante activo” para a economia local e regional, da cidade de Faro. “Apostar na sua valorização, resultará em novas oportunidades de investimento e mesmo na melhoria das condições de vida da população algarvia”, defende.

“A cidade de Faro quer melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos através de uma economia do mar mais integrada e por isso mais eficaz, razão pela qual nos apresentou o seu projecto e nos mostrou ter uma clara visão de futuro”, explica António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado