Carros com chamada automática de emergência em 2015

Sistema obrigatório nos novos carros com o objectivo de salvar 2.500 vidas por ano.

O Comité do Mercado Interno do Parlamento Europeu vota esta terça-feira uma proposta para obrigar todos os carros novos vendidos na Europa a incorporarem o sistema eCall, para efectuarem chamadas para o serviço de emergência 112, quando envolvidos em acidentes. Actualmente, apenas 0,7% dos veículos na Europa têm este sistema.

Um veículo nestas condições – cujos sensores detectam um acidente através, por exemplo, dos airbags – deverá ter um botão no carro para efectuar esta chamada, que enviará dados de localização e data do acidente para um centro de emergência. O custo de instalação deste tipo de equipamento não deve ultrapassar os 100 euros, estima o Parlamento Europeu.

“O sistema eCall pode salvar até 2,500 vidas por ano e isso é para mim um argumento decisivo para a introdução deste serviço público de chamada de emergência em toda a União Europeia”, refere Olga Sehnalová, eurodeputada checa responsável, com Philippe De Backer, pela apresentação da proposta ao Parlamento Europeu, que a votará em plenário a 26 de Fevereiro próximo.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado