Critical e PLMJ parceiras na protecção de dados pessoais

O objectivo da parceria é disponibilizar um novo serviço de auditoria ao tratamento de dados pessoais, abrangendo as vertentes legal e tecnológica, destinado a conferir às empresas a conformidade exigida por lei.

A Critical Software e a PLMJ estabeleceram uma parceria tendo em vista oferecer um novo serviço de auditoria ao tratamento de dados pessoais: Auditoria ao Tratamento de Dados Pessoais nas Empresas. As organizações esperam conseguir conjugar o conhecimento e a tecnologia da empresa em sistemas de informação críticos (da Critical), com as competências e especialização da sociedade de advogados na área da protecção de dados pessoais.

Têm o objectivo de disponibilizar um serviço capaz de abranger as vertentes legal e tecnológica proporcionando às empresas a conformidade com a lei naquela área. Assim, querem “responder às necessidades das empresas na segurança dos sistemas que suportam as suas operações e reduzir os riscos inerentes às organizações que actuam no domínio público da Internet”, explicam em comunicado.

A auditoria proposta pela empresa deverá permitir aos clientes saberem:

– qual o seu nível de cumprimento da lei;

– quais as melhores práticas de gestão de sistemas;

– quais as medidas a implantar (legais e tecnológicas) para garantir que as suas plataformas estão desenhadas e configuradas para serem seguras.

Na visão de Daniel Reis, sócio da PLMJ e coordenador do serviço, “uma auditoria deste tipo é especialmente relevante no contexto actual porque fornece às empresas uma ‘fotografia’ do seu nível actual de cumprimento da lei, o que permitirá que as mesmas, a curto prazo, garantam o efectivo e integral cumprimento da lei aplicável ao tratamento de dados pessoais”.

O serviço foi desenvolvido tendo por base o facto de o regime legal referente aos dados pessoais afectar, segundo os dois parceiros, quase todas as empresas nas suas mais diversas áreas de actuação:
‒ marketing;
‒ gestão de recursos humanos;
‒ outsourcing de actividades da empresa;
‒ serviço de atendimento de clientes;
‒ consolidação de bases de dados e sistemas de informação;
‒ deslocalização de serviços para outros países;
‒ relações com parceiros;
‒ relações com prestadores de serviços.




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