A maioria das empresas vai precisar de ajuda na transição para redes definidas por software, a partir de redes tradicionais, considera o pioneiro das tecnologias SDN, Martin Casado, vice-presidente da VMware.
Os últimos “sistemas legados” a fazerem a mudança para as Software Defined Networks (SDN) deverão as mentes dos engenheiros de redes, e mesmo essas estão a mudar. Em muitas empresas interessadas em migrar as suas redes assentes em hardware tradicional, para uma estrutura definida por software, o aspecto mais importante é que a nova arquitectura se pareça com a antiga – defendeu o pioneiro das SDN, Martin Casado durante a conferência Open Compute, em São José (Califórnia).
O co-fundador da Nicira Networks (2007), vendida em 2012 à VMware, admitiu ter pensado que mudar o hardware nas redes empresariais seria o processo mais difícil. Mas as mentalidades e estruturas organizacionais são, de facto, os maiores obstáculos, considera o vice-presidente da VMware, para as gestão de produtos NSX.
“Provavelmente, o mais inflexível no sector é o cérebro das pessoas”, ironizou Casado, durante um painel de discussão sobre abertura da tecnologia de hardware de redes. As tecnologias de SDN podem finalmente permitir às empresas substituir switches tradicionais e routers, por hardware de código aberto.
Contudo os engenheiros e administradores de rede que têm vindo a geri-las da mesma forma há anos vão precisar de ajuda na transição, prevê. “Cabe-nos, como uma comunidade, criar soluções capazes de se parecerem com as anteriores “, considerou Casado.
A opinião não é alheia às capacidades promovidas e associadas aos produtos NSX, da VMware. Segundo o fabricante criam uma sobreposição de rede em software, a funcionar num hipervisor ou em switches num centro de dados. Oferecem uma forma de os gestores fazer alterações nas redes sem mudar nada no hardware instalado.
Os comentários de Casado visaram as grandes empresas, além das tecnicamente mais ambiciosas como a Microsoft e a Goldman Sachs, as quais já iniciaram a migração para as SDN (e também foram representados no painel). O primeiro tipo de organizações tem as equipas de engenharia para abrirem um caminho para as SDN, mas a maioria não o faz, revela Casado.
“Conforme se desce para segmentos de mercado mais baixos, vai ser necessário ter mais ferramentas para ajudar a fazer isso “, considera o responsável.