Investigadores criam app para evidenciar controlo de localização

A aplicação móvel mostra aos utilizadores de Android mais distraídos quando outras apps estão a aceder a dados de localização.

Uma equipa de investigadores da Rutgers University desenvolveu uma aplicação móvel para ambiente Android destinada a ajudar as pessoas a perceber melhor quando a sua localização está a ser monitorizada. Isso acontece mais frequentemente do que as pessoas pensam.

“Todas as aplicações que acedem a informações de localização precisam de pedir permissão à plataforma Android”, explica Janne Lindqvist, a qual liderou o projecto. E o próprio sistema operativo dá um sinal.

“Mas o problema é que as pessoas não prestam atenção a estas notificações”. Os smartphones Android exibem um ícone de GPS, que pisca quando as aplicações começam a tentar aceder à localização do utilizador.

Poucas pessoas percebem ou entendem a mensagem do ícone, descobriram os investigadores. A aplicação desenvolvida foi concebida para resolver isso, tornando mais claro aos utilizadores quando outras aplicações estão a aceder a dados de localização.

Tentaram vários métodos, incluindo uma mensagem a piscar no ecrã do dispositivos, a dizer “a sua localização está a ser obtida pela [nome da aplicação]”. Não há nenhuma maneira óbvia de uma aplicação monitorizar aquele aspecto.

Mas a equipa descobriu ser capaz de explorar um método na API Android Location como “um canal paralelo eficaz”. A equipa está a preparar a sua aplicação para a Play Store. Ainda não tem um nome oficial para a app, mas o título de trabalho é RutgersPrivacyApp.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado