Vendas globais de smartphones superaram os mil milhões em 2013

Aumentaram cerca de 40 %, com a Samsung a liderar nos fornecimentos.

Se havia alguma dúvida sobre a popularidade dos smartphones, novos números sugerem que o segmento atingiu um marco significativo: o mercado mundial desses dispositivos superou os mil milhões de dispositivos fornecidos pela primeira vez em 2013, de acordo com um estudo da IDC.

As vendas unitárias de smartphones subiram 38,4% em 2013, de 725 milhões de unidades registadas no ano anterior, segundo a consultora. Em 2013, foram fornecidos 1,820 mil milhões de dispositivos de comunicação celular, incluindo smartphones, o que representa um aumento de 4,8% face aos 1,73 mil milhões, registados em 2012.

A Samsung manteve o seu domínio em 2013 com uma quota de mercado de 31,3%, mais de o dobro da “fatia” da Apple: 15,3%. Aos dois principais fornecedores seguiram-se a Huawei, com 4,9%, a LG, com 4,8%, a Lenovo, com 4,5 % , diz a IDC.

Entre os principais factores de crescimento está a maior dimensão dos ecrãs dos dispositivos e, principalmente o baixo custo, explica Ryan Reith, director do programa IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker. “Dos dois, eu tenho de dizer que o baixo custo faz a diferença . O segmento dos dispositivos mais baratos não é o segmento atraente, que normalmente pega faz manchetes, mas os dados da IDC mostra como esta é a parcela do mercado impulsionar as vendas em volume”, comenta.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado