Google usa desempenho do YouTube para avaliar ISPs

Para obter a classificação mais elevada, os operadores têm de servir aos utilizadores conteúdo em alta definição de boa qualidade 90% das vezes. Serviço só está disponível no Canadá.

Um novo serviço da Google usa o YouTube para lançar alguma luz sobre a largura de banda entregue pelos fornecedores de serviço de acesso à Internet (ISP).

O site do Video Quality Report vai estar disponível inicialmente no Canadá, onde os utilizadores serão capazes de ver como a rede de um ISP funciona numa região específica. Ao contrário de outros testes de desempenho, o Video Quality Report não apresenta o valor de megabits por segundo mas uma de três classificações.

A primeira é a “HD Verified”, que significa que os utilizadores são capazes de ver vídeos em alta definição (pelo menos a 720p), com tempos de carregamento rápidos na maioria das vezes. Para obter essa classificação, o operador tem de o fazer pelo menos em 90% das ocasiões. A velocidade necessário para se qualificar é acima dos 2,5Mbps.

As outras duas classificações são “Standard Definition” e “Lower Definition”. Significam que os utilizadores podem ver a vídeos em definição normal (pelo menos 360p) com tempos de carga moderada ou com uma resolução abaixo dos 360p. Os vídeos também vão carregar mais lentamente e podem parar para re-começar em redes com mais baixa nota.

A classificação para um ISP pode ser dividida temporalmente – por exemplo, hora, dia ou semana -, bem como diferentes níveis geográficos. O objectivo da Google é apresentar uma classificação que “é significativa, de fácil compreensão e reflecte de perto a experiência da Internet no mundo real”, disse a empresa.

As avaliações têm em conta muitos utilizadores numa determinada área, em vez de uma medição apenas numa ligação a uma casa. A Google afirmou que só irá mostrar os resultados de uma área geográfica grande o suficiente para ter uma grande quantidade de utilizadores, e enfatizou que todas as amostras são anónimas e nenhuma informação pessoal é armazenada ou usada.

O momento do anúncio é interessante, dado que foi apenas na semana passada que um tribunal de recurso dos EUA perturbou as regras de neutralidade de rede da Federal Communications Commission. Apesar do Video Quality Report ainda não estar disponível nos EUA, o serviço pode, eventualmente, funcionar como um impedimento para os ISPs tentados a dar prioridade às suas próprias ofertas de vídeo na Internet, como o YouTube.

A empresa não deu detalhes sobre quando o relatório estará disponível para utilizadores fora do Canadá. Por enquanto, o site diz apenas que “os resultados da sua localização ainda não estão disponíveis” quando se tenta usá-lo a partir de outros países, como Portugal.




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