CEO Marissa Mayer deixou clara a estratégia de aposta nos conteúdos e apresentou novos produtos, como o Yahoo Tech e o Yahoo Food.
O futuro do Yahoo são os conteúdos, segundo revelou a sua CEO, Marissa Mayer, no evento CES que decorre em Las Vegas (EUA).
“Fundamentalmente, quando se olha para o Yahoo, vêem-se quatro áreas principais: busca, comunicações, revistas digitais e vídeo. Estas são as quatro coisas que as pessoas têm como parte dos seus hábitos diários”.
Mayer anunciou novos produtos do Yahoo ligados a estas áreas. Na apresentação, respondeu a perguntas como porque quer a empresa contratar uma pivô da televisão e um ex-colunista de tecnologia do New York Times?
Navegar a onda dos conteúdos
A primeira, Kate Couric, está a criar entrevistas e conteúdo original para as aplicações móveis do Yahoo, enquanto David Pogue está a liderar a “revista digital” Yahoo Tech – uma das primeiras que o Yahoo vai lançar este ano.
Pogue considerou o Yahoo Tech como um site de tecnologia para “pessoas normais” que não vivem em São Francisco ou Nova Iorque, na esperança de atrair utilizadores que não seguem blogues de tecnologia.
A empresa também revelou nomes como Nick D’Aloisio, um CEO adolescente que foi notícia quando a empresa adquiriu a app Summly e a sua tecnologia no ano passado. O Summly foi integrado numa nova aplicação que Marissa revelou na CES: o Yahoo News Digest.
O News Digest não é um conceito novo mas uma tentativa para se manter relevante nos conteúdos. Oferece dois resumos diários de notícias sobre eventos actuais para os utilizadores, um de manhã e outro à noite, e usa conteúdos da Web – de tweets a fotos, infografias ou mapas – para tornar as histórias mais visualmente atraentes.
D’Aloisio disse que a aplicação é o melhor dos mundos da tecnologia e do jornalismo, porque “as histórias são produzidos por meio de algoritmos, mas tratadas editorialmente”.
É tudo sobre publicidade
As revistas digitais do Yahoo são gratuitas mas existe um plano para a publicidade. As revistas irão incorporar “publicidade nativa“, a empresa tem um novo gestor de publicidade e troca de anúncios para as empresas, e os anúncios no Tumblr vão ficar mais sofisticados.
Segundo o CEO do Tumblr, David Karp, isso significa anúncios altamente segmentados e muitos mais.
O Yahoo disse que as buscas ainda são o núcleo dos seus negócios, e Mayer começou por anunciar a compra da Aviate, que usará a localização do telemóvel e rotinas diárias para exibir as aplicações mais usadas.