Alberto Silva responsável por negócio Office na Microsoft Portugal

O novo executivo substitui Marcos Santos, que assume a direcção de soluções empresariais, e estará focado no processo de transformação da divisão do Office em Portugal e na transição no negócio para a cloud computing.

Alberto Silva vai assumir a direcção do negócio em torno da suite Office, na Microsoft Portugal. Ao substituir Marcos Santos – que passa para a direção de soluções empresariais – fica responsável pela definição e implantação de estratégias de marketing da área.

Com 32 anos de idade, o novo executivo tem já oito anos de experiência profissional na área da consultoria de gestão, avança a Microsoft em comunicado. Participou em vários projectos na Capgemini Consulting e Indra Group, focados na definição de estratégias de marketing analítico e no desenho e implantação de modelos de distribuição directos e indirectos.

O seu trabalho serviu empresas no sector das telecomunicações, utilities e transportes em países como o Brasil, Venezuela, Chile, Marrocos ou Espanha. Esteve ainda três anos no grupo Vodafone, primeiro como gestor de projectos, onde coordenou o desenho e o gabinete de gestão de projectos de iniciativas estratégicas de excelência operacional.

Passou depois a CFO e COO de uma empresa do universo Vodafone sedeada no Reino Unido – a Invitation Digital, detentora da oferta móvel Vouchercloud, em que a Vodafone investiu em 2012 -, função que desempenhava até à vinda para a Microsoft Portugal. O actual director-geral da Microsoft Portugal, João Couto, é igualmente proveniente da Vodafone no Reino Unido.

“As razões da mudança prendem-se com a vontade de voltar a desempenhar funções orientadas para a definição de estratégias de marketing num sector altamente competitivo”, diz no comunicado.

“O meu principal objectivo passará pela definição e execução do processo de transformação da divisão do Office em Portugal, transitando os segmentos consumo, educação, ONGs e empresarial para serviços na cloud, duplicando o negócio do Office 365 e reforçando a quota de mercado”, afirma Alberto Silva.

O executivo é licenciado em gestão de empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão/Universitat Autonoma de Barcelona. Possui ainda um mestrado em gestão pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA no Lisbon MBA da Católica/Nova/MIT Sloan School of Management.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado