Primeiro Tech Center da BlackBerry em Portugal fica em Setúbal

Primeira iniciativa foi um Hackathon, com os vencedores a desenvolverem um jogo que usa a movimentação do próprio telemóvel.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acolhe, desde 17 de Dezembro, o primeiro “Tech Center” da BlackBerry em território nacional.

O projecto, diz a instituição em comunicado, “insere-se no programa académico da BlackBerry materializando-se num centro tecnológico, dotado de todos os recursos necessários ao teste de equipamentos e desenvolvimento de novas aplicações para telemóveis, tablets e outros dispositivos BlackBerry”.

Com Setúbal no “restrito grupo de cidades europeias que recebe estes laboratórios tecnológicos”, o projecto poderá atrair para a cidade “mais conhecimento, mais competências e até mais desenvolvimento”, segundo a Presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

Já Luca Sale, Developer Evangelist da BlackBerry, lembrou que “gostava de ouvir falar de Portugal como um país que cria e desenvolve software e aplicações que todas as pessoas utilizam”.

A primeira iniciativa do Tech Center, foi um Hackathon “que colocou à prova a capacidade criativa das equipas que, em apenas dez horas, tiveram de desenvolver aplicações para BlackBerry”. Contou com 30 participantes e a equipa vencedora, “Hotwheels”, composta por Bruno Malheiro, Paulo Mendes e Diogo Martins, estudantes do curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, criou a aplicação “Racing Game”, “um jogo que consiste no transporte de uma bola através de um labirinto, em que a circulação da bola é gerada pela movimentação do telemóvel”.

A maratona Hackathon será repetida no primeiro semestre do próximo ano.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado