Compra de “gadgets” causa mais stress

A variedade de dispositivos electrónicos torna a decisão de compra muito difícil, disseram 55% dos portugueses inquiridos sobre as suas intenções de compra no Natal – dominadas pelos tablets – num estudo da Microsoft.

A tecnologia predomina nas listas de Natal de 97% dos portugueses, de acordo com um inquérito realizado pela Microsoft à escala internacional, incluindo Portugal. Os tablets de última geração são os preferidos para 34% dos consumidores portugueses, seguidos da última geração de smartphones (19%). Os PC ultrafinos fazem também parte da lista de preferências dos portugueses (17%).

Se os “gadgets” tecnológicos se destacam nas preferências, a sua compra revela-se como uma das mais stressantes, de acordo com 55% dos portugueses. E tudo devido à grande variedade de dispositivos existentes no mercado – laptops, tablets, PC’s tradicionais, ‘phablets”, entre muitos outros -, desenhados para diferentes escolhas, mas que tornam a decisão ainda mais difícil, diz um comunicado.

Dos cerca de 7500 consumidores europeus inquiridos, 25% dos consumidores portugueses manifestam alguma preocupação com o tempo necessário para uma boa pesquisa de mercado. E 38%, acrecenta o comunicado, admite mesmo que não entende as diferentes opções e dispositivos existentes, o que dificulta a escolha.

Quando questionados sobre as fontes de informação para a tomada de decisão, 37% dos entrevistados destaca a informação online como fonte preferencial, mas 23% valoriza a opinião dos técnicos de loja.

Mais importante do que este factor, são as redes de amigos ou pares profissionais: 31% dos consumidores refere que a sua decisão de compra é influenciada por esses elementos, tendo em conta a experiência de utilização, aconselhamento e orientação.

As opções de compra apresentam também diferenças entre géneros já que 63% dos entrevistados do sexo masculino afirmam ter as suas escolhas bem definidas e identificam claramente os “gadgets” que gostariam de ter. Apenas 24% das mulheres inquiridas que não têm certezas de qual o “gadget” pretendido.

Os homens revelam-se também mais individualistas nas suas decisões (51%), pois não gostam de pedir ajuda e elegem o online como ferramenta de apoio. As mulheres têm em conta o conselho do seu cônjuge ou companheiro (40%).

Diversidade na Europa

Este inquérito também revela alguns dados curiosos no resto da Europa: em Itália, são os homens quem considera mais stressante a compra de um dispositivo tecnológico (56% dos homens versus 25% das mulheres). Se os bósnios são os mais confiantes nestes tipo de compras (61%), os russos são os que afirmam ter maior dificuldade em fazer a compra certa (18%).

E na Croácia mais difícil do que comprar prendas tecnológicas (21%) é comprar roupas (28%). Ao contrário de Portugal, na Bulgária o gadget mais desejado é um laptop (25%).




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