Próxima geração de USB terá conector reversível

Conector poderá ser ligado de qualquer forma e está a ser concebido para uso em aparelhos superfinos.

O USB 3.0 Promoter Group, a entidade que promove a especificação USB 3.0, anunciou que futuras versões da norma poderão usar um novo tipo de conector batizado de “Type-C”, que será reversível, ou seja, pode ser encaixado de qualquer forma.

Segundo o grupo, o conector está a ser concebido para uso em dispositivos com ligações USB 3.1 e USB 2.0, e será completamente redesenhado em relação aos conectores actuais. Será similar em tamanho ao micro-USB (tecnicamente, USB 2.0 Micro-B) usado na maioria dos smartphones modernos, e suportará carregamento eléctrico escalável (“scalable power charging”), técnica que adapta a corrente e a voltagem transmitidas através do cabo às necessidades do aparelho que está a ser carregado.

A Apple iniciou a adopção de um conector reversível, chamado de “Lightning”, nos seus dispositivos móveis desde o lançamento do iPhone 5. O conector USB Type-C poderá ser usado para transmitir energia, dados e vídeo, mas não será compatível com as portas actuais. A especificação irá definir cabos e adaptadores que poderão ser usados com os aparelhos já existentes.

Segundo o grupo, que tem entre os seus membros empresas como a HP, Intel, Microsoft e Texas Instruments, o novo conector deve seguir as tendências de design em termos de tamanho e usabilidade, e será a base para futuras versões do USB. Além disso, irá possibilitar uma nova geração de aparelhos superfinos, onde os conectores actuais não caberiam.

A especificação Type-C estará disponível para análise pela indústria no primeiro trimestre de 2014, e a sua versão final deve ser publicada em meados do próximo ano. Não se sabe quando os primeiros dispositivos com o novo conector chegarão ao mercado.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado