Google facilita portabilidade de mensagens de email

Os utilizadores vão poder descarregar num só ficheiro mensagens elementos das contas de Gmail e do serviço de calendário. Os recursos para email vão ser disponibilizados durante o próximo mês, mas já funcionam para o Google Calendar.

Numa grande iniciativa na portabilidade de dados, a Google vai permitir que os utilizadores de Gmail descarreguem num único ficheiro mensagens desse serviço. Fará o mesmo para os elementos da plataforma de calendário.

Essa facilidade, anunciada na última quinta-feira, destina-se a pessoas interessadas criar backups do Gmail e do Calendário, ou  em mover os dados para outros serviços de e-mail e calendário. Mas será possível descarregar apenas parte da caixa de entrada do Gmail e alguns elementos dos seus calendário.

Os recursos para a portabilidade de dados no Gmail serão lançados durante o próximo mês. Mas já está disponível para o Google Calendar.

As mensagens do Gmail são agregadas no formato MBOX, o qual , de acordo com a Google, é suportado por muitos clientes de email , incluindo Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird e o programa de  email da Apple. Os elementos de calendário da Google estão no formato ICS iCalendar.

A Google já oferece a portabilidade de conteúdos para os utilizadores de alguns dos seus outros serviços, incluindo o Blogger, Contatos, Drive, Plus, Voice, Hangouts , YouTube e Picasa Web Albums.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado