Sénior+ vai apresentar tablet no Portugal Maior

O dispositivo S+ Aires destina-se à população mais idosa e tem lançamento comercial previsto para Setembro de 2014.

Com o apoio da Fundação AIP, a startup Sénior+ apresenta na próxima sexta-feira o S+ Aires, a primeira geração do tablet português desenvolvido para séniores. A apresentação decorrerá no espaço Lounge do Pavilhão 2 da FIL. O lançamento comercial do equipamento, em Portugal, está previsto para Setembro de 2014.

“Dos dois milhões de idosos que vivem em Portugal, 400.000 vivem sós ou acompanhados de outros idosos. A dispersão das famílias e dos amigos é uma realidade cada vez maior e a tecnologia por vezes é entendida como uma barreira de comunicação nesta geração”, contextualiza um comunicado da empresa.

Assim o projecto Sénior+ acredita ser possível combater o isolamento tecnológico da população sénior e colmatar a falta de ferramentas tecnológicas adaptadas a esta geração. Foi com base na identificação desta necessidade que nasce a primeira geração de tablets Sénior+, materializada agora na versão S+ Aires.

Mas além disso, as acções do dia-a-dia que podem parecer tão simples, mas que por vezes se tornam complicadas para a população mais idosa, como ter uma consulta com um médico e até assistir a uma missa, serão facilitadas através do novo dispositivo – promete a start-up.

O equipamento nasceu de um projecto de mestrado do ISCTE,  diz o comunicado, e permite comunicar através de vídeo e voz. Proposto como dispositivos de “fácil utilização”,disponibiliza várias aplicações de notícias, televisão, banca, partilha de fotos, jogos, exercícios, nutrição, entre outras funcionalidades.

O protótipo a ser apresentado foi desenvolvido ”com base em entrevistas feitas a um universo de 500 idosos em lares, universidades da terceira Idade e seniores que vivem só, que foram dando feedback quanto às funcionalidades e conteúdos que gostariam de ver integrados no equipamento”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado