Carros auto-dirigidos nas estradas suecas em 2017

Será possível ler o jornal ou tomar café ao volante, diz a Volvo. Mas apenas nalgumas estradas.

A Volvo está a iniciar um projecto-piloto que pretende ter 100 carros auto-dirigidos nas estradas públicas suecas ao redor da cidade de Gotemburgo, em 2017.

O projeto “Drive Me” é uma iniciativa conjunta entre o Volvo Car Group, a Administração dos Transportes e a Agência de Transportes da Suécia, o parque de ciência de Lindholmen e a cidade de Gotemburgo, revelou a Volvo esta segunda-feira. Juntos, vão fazer um esforço para eliminar os acidentes de viação mortais na Suécia, disse Erik Coelingh, especialista técnico do Volvo Car Group .

Nos próximos anos, a Volvo vai desenvolver a sua Scalable Product Architecture (SPA) no modelo XC90. O objectivo é fazer com que os primeiros carros auto-dirigidos estejam disponíveis para 100 consumidores em 2017, disse Coelingh. Eles serão capazes de deixar os seus carros andar por cerca de 50 artérias típicas suburbanas, que incluem condições de auto-estrada e de engarrafamentos frequentes dentro de e nos arredores de Gotemburgo, a segunda maior cidade do país.

A Volvo vai combinar componentes e software de outras empresas e juntá-los no seu próprio sistema, disse Coelingh, que acrescentou que a Volvo desenvolve os seus próprios algoritmos para a direcção, travagem e controlo do motor.

O carro usa tecnologias de radar e videocâmera para monitorizar o ambiente em torno do veículo e também usa um mapa das estradas por onde está a circular. Os últimos dados do mapa são enviados para o veículo através da cloud da Volvo, disse Coelingh, que pode ser visto a demonstrar como funciona o protótipo num vídeo colocado no site da Volvo.

Os carros, no entanto, não serão capazes provavelmente de efectuar todo o percurso em 2017, disse Coelingh. Circular junto de pedestres no centro da cidade é algo que o motorista ainda será obrigado a fazer, disse ele, acrescentando que os carros com auto-condução são mais úteis em situações monótonas de tráfego.

A Volvo já está a testar a tecnologia, mas os pilotos de testes ainda têm de monitorizar constantemente o veículo, refere. Em 2017, no entanto, deve ser possível aos utilizadores lerem o jornal ou tomarem um café nalgumas estradas, antecipa Coelingh.


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