ANACOM lança NET.mede para testes de velocidade da Internet (actualizado)

Novo serviço permite comparar a velocidade obtida com velocidade máxima contratada ao prestador de serviço de Internet.

A ANACOM disponibilizou hoje o serviço online NET.mede, para testar a velocidade das ligações à Internet.

O novo serviço “permite aos utilizadores de Internet compararem a velocidade obtida com a velocidade máxima contratada junto do prestador de serviço”, refere a entidade reguladora, e permite ainda “fazer o teste de ‘traffic shapping’, mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratadas”.

O serviço foi desenvolvido em parceria com a Fundação para a Computação Científica Nacional, que já tinha o seu próprio Speedmeter a funcionar há vários anos.

[Actualização a 3 de Dezembro: Segundo dados fornecidos pela ANACOM, o NET.mede “recebeu 32.298 visitas em 24 horas. O número de páginas visualizadas atingiu as 97.341, o que dá uma média de três páginas por visita. O tempo médio de visita rondou os quatro minutos”.]




Deixe um comentário

O seu email não será publicado