A empresa está a posicionar a sua nova plataforma Salesforce1 como um meio para as organizações empresas apostarem numa colaboração mais estreita com os seus clientes, em mobilidade.
Já muito tem sido feito sobre a Internet das coisas, mas na perspectiva CEO da Salesforce.com, Marc Benioff, por trás de cada dispositivo haverá um cliente: as empresas incapazes de reconhecer isso, fazem-no por sua própria conta e risco – alertou. O conceito de B2C, ou “business-to –consumer” , está velho, considerou durante uma palestra em São Francisco na conferência Dreamforce – a conferência anual do fabricante dedicado a tecnologias de CRM.
“No mundo da Internet dos clientes, os consumidores transformam-se em clientes”, sustentou. A diferença, explicou, envolve um nível mais profundo de compromisso entre as organizações e as pessoas que elas servem.
Benioff deu um exemplo pessoal associado a uma recente visita que fez à Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde se formou. ” A última vez que lá fui, o meu telemóvel não se ligou a debitar o grito de guerra da USC e a dizer: ‘Olá Marc ‘”, contou.” Mas ele devia.”
Isso vai mudar, considerou o CEO. ” Neste mundo novo, vou ter uma relação de ‘um-para-um’ com a USC “, prevê. “A única questão é: você está pronto para fazer essa mudança para os seus clientes?”, perguntou à assistência.
A Salesforce.com quer colocar a sua tecnologia no centro das estratégias das organizações no desenvolvimento dessas relações. E para isso, anunciou esta semana, uma nova versão da sua plataforma de desenvolvimento, baseada em cloud computing: a Salesforce1.
No geral, trata-se de um “rebranding” ou reformulação maciça da marca da plataforma de desenvolvimento, segundo o analista da IDC, Al Hilwa. “Mas é também o lançamento de um grande esforço de na mobilidade empresarial “, acrescentou por e-mail. “A mobilidade empresarial [é um fenómeno] que está a acontecer hoje, as empresas estão a investir a maior parte das suas iniciativas de desenvolvimento de aplicações, em projectos relacionados com ela”
Um dos componentes chave da Salesforce1 é uma nova aplicação móvel. Através dela os clientes da empresa poderão ter acesso ao CRM das suas organizações, a serviços e a software de suporte, assim como a quaisquer aplicações personalizadas desenvolvidas com ferramentas da Salesforce e aplicações de outros fornecedores.
(Chris Kanaracus, IDG News Service Boston)