Venda de smartphones cresce mais de 45%

Samsung lidera e aumenta vantagem sobre a Apple, que continua em segundo lugar. A chinesa Lenovo aproveita mercado local e sobe para a terceira posição. Android lidera e Windows Phone teve forte crescimento.

A Samsung ampliou a sua liderança em relação à Apple nas vendas mundiais de smartphones durante o terceiro trimestre, enquanto a chinesa Lenovo também registou um crescimento graças ao seu mercado interno, segundo a consultora Gartner.

Nesse período, a Samsung manteve a liderança como maior fabricante, com as vendas de smartphones a subirem para 80,3 milhões de unidades, um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em segundo lugar aparece a Apple com 30 milhões de unidades vendidas e um crescimento de 23%. A Samsung ficou assim com 32,1% de quota de mercado, enquanto a Apple se ficou pelos 12,1%.

A Apple recebeu um pequeno impulso com o lançamento dos novos iPhones 5S e 5C que chegaram às lojas de alguns países no final de Setembro. A procura pelo 5S tem sido elevada e nem sempre atendida em muitos mercados, de acordo com a Gartner – ao contrário do 5C.

Na terceira posição, a Lenovo registou um elevado crescimento, devido às vendas na China. Neste período, a fabricante teve um crescimento de 84,5% nas vendas em comparação com 2012, ao alcançar 12,8 milhões de unidades vendidas no período. Quase todos os smartphones da empresa são vendidos no mercado chinês, agora o maior do mundo. Mas a fabricante também começou a vender aparelhos em mercados em desenvolvimento, e eventualmente quer fazer o mesmo nos EUA e Europa. As vendas de tablets e smartphones da empresa já superam as vendas dos seus PCs.

As vendas mundiais de smartphones cresceram 45,8% em comparação com 2012, alcançando 250 milhões de unidades no trimestre. No entanto, tablets menores podem acabar por roubar as vendas de smartphones em mercados mais maduros. Segundo a Gartner, as pessoas podem deixar de trocar os seus smartphones antigos e comprarem tablets, por exemplo.

O Android, da Google, possui 82% de quota de mercado nos sistemas operativos para smartphones – um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. O Windows Phone, da Microsoft, registou o maior crescimento, com as vendas de dispositivos a subirem 123%. No entanto, a sua quota continua pequena, com apenas 3,6%. Já o iOS, da Apple, registou uma queda de 2%, para os 12,1%.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado