Produtos de topo podem salvar Acer

Apostar em produtos para os segmentos empresariais e mais altos do mercado pode ser a melhor estratégia para o fabricante de PCs. Mas vários analistas dizem que não vai ser fácil.

A Acer é mais conhecida pelos seus portáteis de baixo custo, mas o desenvolvimento de equipamentos de topo pode ser a melhor hipótese para a empresa revitalizar o seu negócio, de acordo com vários analistas. Com os consumidores a optarem por tablets e smartphones , o negócio outrora próspero da Acer diminuiu bastante.

As perdas financeiras trimestrais tornaram-se rotina na empresa e suas vendas de PC caíram mais no ano passado, do que em qualquer outro grande fornecedor, de acordo com a IDC. A situação forçou o CEO J.T. Wang a demitir-se do seu cargo na última terça-feira.

E o fabricante tenciona também cortar 7% da sua força de trabalho global, tendo constituído um comité consultivo para chegar a uma nova estratégia. Não ajudou nada à Acer que o seu negócio estivesse tão dependente das vendas para o mercado doméstico, disse Bryan Ma, analista da IDC.

A indústria dos PC sofreu um impacto enorme com a emergência dos tablets. Mas a Dell e a HP têm pelo menos conseguido mitigá-lo vendendo PC para empresas, que ainda estão a investir nesses equipamentos.

A Lenovo está também a aproveitar a sua posição na China, hoje o maior mercado de PC do mundo. Uma opção para a Acer é a desenvolver uma marca como um fornecedor de PC de topo de gama.

Deu um passo nessa direcção no ano passado com o Aspire S7, um laptop Windows com um chassi de alumínio fino. Esse produto e os seus sucessores tiveram algum sucesso, com vendas de 2000 a 3000 unidades por mês, revela James Wang , analista da Canalys .

“A Acer percebeu que é capaz de vender alguns produtos caros “, disse ele. A venda de PCs high-end poderia ajudar a estancar a “hemorragia” nas finanças da Acer. Mas com o mercado global de PC ainda a encolher é improvável que ajude a empresa a expandir-se de forma significativa.

“Não se pode realmente esperar que os fabricantes de desktops e notebooks consigam obter crescimento “, disse Wang . “Ganha-se no mercado por não cair nas vendas”.

A Acer pode ter de tentar invadir outros mercados ou aumentar a sua visibilidade entre os clientes empresariais – o que já manifestou intenção de fazer. Alguns dos seus rivais têm tomado esse caminho, com a Lenovo a comprar de fabricantes de PC, em países com o mercado de crescimento.

E a Dell e a HP a venderem “soluções” com serviços incluídos.

(Michael Kan, IDG News Service (Beijing Bureau )




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