Tomorrow Options passa a Kinematix e avança para EUA

Empresa “spin off” do INESC TEC/FEUP obteve 2.6 milhões de dólares em capital de risco e nomeou novos administradores.

A Tomorrow Options mudou de nome para Kinematix e vai abrir uma filial em Boston, nos Estados Unidos. A “spin off” do INESC TEC/FEUP conseguiu recentemente 2,6 milhões de dólares em capital de risco da Portugal Ventures, somando-se aos 2,4 milhões obtidos junto da mesma sociedade de capital de risco em 2008.

A empresa “estuda a dinâmica corporal com produtos inovadores ligados à saúde e desporto que permitem avaliar a posição e movimento do corpo por forma a melhorar a locomoção, bem-estar e performance”, como explica em comunicado. “Os produtos da Kinematix incorporam a mais recente tecnologia ao nível de sensores microeletrónicos, com especificações de ‘connected health’ especialmente concebidas por forma a permitir a customização, eficiência e comunicações otimizadas. Os dois produtos desenvolvidos pela empresa para a área da saúde estão já certificados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pela Marca CE”, diz a empresa.

Para Paulo Ferreira dos Santos, CEO da empresa, “o nome Kinematix reflete melhor a nossa dedicação à monitorização da dinâmica corporal durante as atividades diárias. Focamos principalmente os mercados onde o feedback sobre a dinâmica corporal e a falta de conectividade colocam entraves à obtenção de resultados positivos, aos cuidados dos pacientes ou clientes, e à eficiência”.

O novo financiamento “permitirá à Kinematix acelerar as suas vendas e atividades de marketing a nível mundial, e assim dar continuidade ao crescimento dos seus produtos no mercado”. Segundo José da Franca, presidente e CEO da Portugal Ventures, “o estabelecimento de uma presença forte no mercado norte-americano é um passo importante para o crescimento da empresa”.

A empresa anunciou em simultâneo a abertura de uma filial em Boston, nos Estados Unidos, juntando-se às que já tem no Reino Unido (Sheffield) e na Holanda (Amesterdão). Jay B. Pieper irá liderar a filial norte-americana como presidente e director do Conselho de Administração, que irá igualmente contar com Joseph Ternullo, director associado do Center for Connected Health na Partners Healthcare, Heitor Benfeito, analista sénior da Venture Capital (Portugal Ventures), e José Caldeira, director do INESC Porto (entidade coordenadora do Laboratório Associado INESC TEC).




Deixe um comentário

O seu email não será publicado