Aplicação da Blackberry com 10 milhões de downloads

Em 24 horas, o software de mensagens instantâneas BBM teve um sucesso rápido junto de utilizadores do Android e do iOS. Mas subsistem desafios para as intenções da Backberry.

A nova aplicação da Blackberry que abre a plataforma proprietária de mensagens BBM ao sistemas Android e da Apple foi descarregado dez milhões de vezes em pouco mais de  24 horas, anunciou o fabricante canadiano. A aplicação gratuita foi lançada segunda-feira.

Com ela, os utilizadores de Android e sistemas iOS podem trocar mensagens com quem usa o sistema BBM, integrado nos dispositivos Blackberry. O sistema notifica os utilizadores quando cada mensagem foi lida e indica quando alguém está no processo de responder.

A aplicação também permite partilhar fotos e outros ficheiros. Há cerca de 60 milhões de usuários activos mensais da BBM.

O objectivo por trás do lançamento da BBM para Android e iOS vai além de facilitar a comunicação com os utilizadores dos Blackberry. “Temos a intenção de liderar a formação das redes sociais privadas para quem precisa da comunicação e colaboração imediatas proporcionadas pelos sistemas de mensagens instantâneas,  combinados com privacidade, controlo e fiabilidade da BBM “, disse Andrew Bocking , vice -presidente executivo da Blackberry para o sistema BBM, num comunicado.

Contudo, nesse campo, a Blackberry enfrenta uma forte concorrência de empresas como a Yahoo, a AOL e a Google, as quais têm gerido redes de mensagens instantâneas abertas, há anos. Primeiro o fabricante terá de convencer as pessoas sobre a necessidade de adoptarem uma nova plataforma e fazer o download da aplicação.

E depois mas também terá de conseguir que as pessoas se habituem a trocar um código “PIN”, alfanumérico, que identifica cada utilizador, em vez de endereços de email.

(Martyn Williams, IDG News Service São Francisco)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado