Saiba como os líderes de organizações devem agir se quiserem continuar a evoluir nas suas carreiras
No seu livro, “What Got You Here Won’t Get You There”, Marshall Goldsmith fala sobre um tema delicado: a necessidade de abandonar velhos hábitos para alcançar resultados melhores. Goldsmith conhece o assunto. Como “coach” executivo de CEO das maiores empresas norte-americanas durante anos, ensinou esses líderes a melhorarem.
Frequentemente, isto envolve deixar de lado maus hábitos e a adopção de comportamentos que propiciam o sucesso. Não apenas os CEO, mas também os directores, gestores e empregados também precisam de pensar. sobre isso.
Segundo Goldsmith, há comportamentos que devem ser abandonados:
Vencer demais
Todos nós queremos vencer, mas quando se está a ganhar, o comportamento do vencedor pode ser rapidamente desagradável. A busca por uma vitória a qualquer custo pode acabar por ser cara: perda de respeito, de apoio e até mesmo do emprego.
Começar frases com “não”, “mas” ou “mesmo assim”
Estas palavras, de acordo com Goldsmith, são sinais claros de que o interlocutor pensa “Eu estou certo, você está errado.” Não é preciso concordar ou ceder sempre, mas importa parar de qualificar. A vida não é um contrato.
Esconder informações
Quer saber porque as pessoas não confiam em si? Pode ser porque não é transparente e guarda para si informações capazes de determinar o sucesso de um projecto. Esse tipo de atitude geralmente causa desconforto e reaparece quando os outros tiverem uma oportunidade.
Apegar-se ao passado
Teve uma avaliação de desempenho negativa? Mude isso logo. É certo que magoa, mas você precisa encarar os factos. Dizem que ficar a reclamar é uma forma de tentar culpar os outros.
Ter dificuldade em expressar gratidão
Acha que morreria por dizer “obrigado” de vez em quando? É uma cortesia simples e decente. Todos precisamos de a praticar mais. Falta de tempo não é desculpa e não dizer obrigado é falta de educação.
(John Baldon, CIO/CIO Brasil)