Maioria dos CEO não tem visão sobre novas TI

Não consegue orientar as suas empresas para o uso transformador da tecnologia digital, de acordo com um estudo da MIT Sloan Management Review e da Capgemini.

A maioria dos CEO não está a conseguir liderar as suas empresas para a utilização eficaz de novas tecnologias de informação. E isso impede as suas organizações de concretizarem grandes melhorias nas empresas – são duas das mais importantes conclusões de um novo estudo do MIT Sloan Management Review e da Capgemini.

O trabalho “Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative” baseou-se numa investigação envolvendo mais de 1500 executivos e gestores de todo o mundo. Os seus autores procuraram analisar o conceito de “transformação digital “, o qual definem como o uso de novas tecnologias digitais para desencadear melhorias significativas nas organizações.

A transformação digital é um objectivo necessário para as empresas. Envolve a reformulação dos processos de negócio através do uso de suporte a redes sociais, mobilidade, análise e dispositivos incorporados, de acordo com o estudo.

“Mas o CEO e a liderança sénior deve desenvolver uma visão para articular com os recursos humanos, criar uma agenda de desenvolvimento comprometer-se com ela, e em seguida, congregar a organização em torno de metas mensuráveis e incentivos para alcançá-los “, diz o estudo.

Os autores – Michael Fitzgerald, Nina Kruschwitz , Didier Bonnet e Michael Welch – consideram que a transformação digital “precisa de vir do topo da gestão”. E recomendam a nomeação de um executivo ou um comité para liderar esses esforços.

Empresas devem apostar em “skunkworks”

“As empresas devem dar pequenos passos, através de projectos-piloto e ‘skunkworks’ (ndr: projectos paralelos voltados para atingir inovações radicais) e investir naqueles que funcionam”, afirmam no estudo eles. Os líderes das empresas precisam de ajustar a agenda digital de transformação, a sua visão e a sua estratégia com base nos resultados destes pequenos projectos iniciais, de acordo com os autores.

Quão importante é a liderança do CEO? É essencial, de acordo com o estudo. Nas empresas onde CEOs têm delineado e comunicado a sua visão para a transformação digital, quase 95% dos trabalhadores aderiram aos planos.

Mas infelizmente, apenas 36% dos CEO já o fizeram. Quase 80% dos entrevistados acreditam que será fundamental para as suas empresas a passarem por uma transformação digital nos próximos dois anos.

Contudo 63% descreve o ritmo da mudança tecnológica nas suas empresas como sendo “muito lento”, em grande parte devido à ao grau de complacência. O estudo oferece também uma maneira de classificar as empresas e diz que apenas 15% delas estão incluídas no grupo mais sofisticado: as “Digirati “. Nestas empresas os executivos partilham “uma visão forte ” sobre o potencial das novas tecnologias. Investem e gerem essas tecnologias digitais de forma rápida e as suas empresas colhem mais recompensas.

(Juan Carlos Perez, IDG News Service )




Deixe um comentário

O seu email não será publicado