Twitter a crescer muito mas com perdas

A sua proposta de entrada em bolsa revela uma empresa com fortes ganhos de receita em 2012, mas também com perdas importantes ao longo dos últimos anos. Com a oferta pública de venda a organização quer obter mil milhões de dólares.

Nos últimos três anos a Twitter perdeu dinheiro, revela a documentação apresentada para enquadrar o pedido da empresa de início de oferta pública de venda de acções, e entrada em bolsa. A iniciativa, muito aguardada, revela também uma empresa em rápido crescimento.

A Twitter gerou 317 milhões de dólares em receita no ano passado, quase três vezes o valor registado em 2011. As perdas em 2012 foram de aproximadamente 79 milhões, face aos 128 milhões do período anterior.

A companhia espera arrecadar mil milhões de dólares com venda de acções nos mercados públicos. Será a maior oferta pública de venda de uma empresa de rede social desde aquela realizada pela Facebook no ano passado.

E a organização pretende usar o dinheiro para expandir os seus negócios e fazer novas aquisições. Perto de 85% das vendas da Twitter foram geradas com o negócio de publicidade em 2012, mostram os documentos apresentados.

A empresa não parece ter dificuldades em ganhar dinheiro com o segmento da mobilidade, um grande problema para a Facebook, o qual até minou o desempenho da organização como cotada. Nos primeiros seis meses deste ano, três quartos do número médio mensal de utilizadores activos do Twitter acederam ao serviço a partir de um dispositivo móvel.

Mais de 65% da receita com publicidade foi gerada baseada nessas plataformas, diz a organização. A Twitter tem vindo a incrementar o número de utilizadores desde que foi fundada em 2006 por Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams.

No trimestre terminado a 30 de Junho deste ano, tinha cerca de 218 milhões de utilizadores mensais activos, face a 151 milhões no fim do período homologo.

Comparativo entre a Facebook e a Twitter

(Zach Miners, IDG News Service)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado