Uma governação desapropriada, a insatisfação dos utilizadores, a baixa maturidade dos processos de externalização, a má preparação dos contratos são factores de insucesso.
A conversão das competências operacionais em benefícios de negócio é essencial para o sucesso do outsourcing: é uma das principais conclusões da conferência sobre governação de TI organizada pela CIONET. Entre outros temas, discutiram-se quais são hoje os factores chave para a adopção de políticas de governação, e os benefícios organizacionais desta prática, aplicada à externalização.
“Torna-se cada vez mais óbvio que a gestão de multisourcing’ só funciona quando existe uma coordenação de trabalho colaborativo entre os prestadores de serviços, as diferentes áreas de negócio e os CIOs das empresas”, considera Rui Serapicos, gestor da CIONET Portugal. Um comunicado avança as principais conclusões das sessões da conferência:
– as disciplinas de gestão de outsourcing e multisourcing requerem esforços colaborativos entre prestadores de serviços, as diferentes áreas de negócio e os CIOs das empresas;
– os elementos que influenciam novos modelos de externalização são a redução de custos, o enfoque nas competências chave das organizações, a alavancagem e acesso a competências e conhecimentos externos escassos e a melhoria do desempenho do negócio através da simplificação das infra-estruturas;
– os benefícios organizacionais, a maturidade de processos, as métricas de desempenho, a optimização contratual e a transferência de conhecimentos são os principais factores de relevância para a governação da externalização;
– os factores responsáveis pelo insucesso dos contratos de outsourcing são a governação desapropriada, a insatisfação dos utilizadores, a baixa maturidade dos processos de externalização, a má preparação dos contratos, a obsolescência dos sistemas legados muito obsoletos, modelos de negócio demasiado optimistas, modelos de preço desadequados e ausência de cláusulas de penalização;
– as competências necessárias para o sucesso do outsourcing são uma boa gestão de fornecedores, uma boa negociação contratual, gestão da mudança e de transição, maturidade da capacidade técnica e a conversão das competências operacionais em benefícios de negócio.