Imaturidade de tecnologias atrapalha adopção de cloud

Muitas empresas estão a perceber que têm de fazer algum trabalho de adaptação aos serviços disponibilizados em cloud privada, para conseguirem enfrentar as necessidades. As mudanças também estão a ser mal suportadas.

Tecnologias imaturas e processos de gestão de mudança colocados em prática estão a prejudicar a adopção de serviços de cloud privada, diz o analista da Gartner, Thomas Bittman.

“As tecnologias para disponibilizar serviços de cloud privada são relativamente imaturas e estão em desenvolvimento. Muitas empresas acham necessário executar trabalho de personalização para satisfazer as suas necessidades”, diz. “Os serviços em cloud exigem processos operacionais projectados para a velocidade e adaptados aos serviços oferecidos”.

Bittman afirma que muitas organizações estão a adoptar uma abordagem muito técnica para gerir as suas clouds privadas, muitas vezes esquecendo-se da importância da gestão da mudança.

“Uma cultura de TI focada no conhecimento técnico não se encaixa num modelo de total automatização, self-service, que requer uma abordagem das equipas, orientada a serviços”.

“É muito melhor concentrarem-se primeiro numa abordagem para fazer mudanças transformadoras. Em muitos casos, isso significa a criação de uma organização separada e fora dos processos tradicionais de TI. Pelo menos para incubar esses projectos e concentrar esforços primeiro num projecto simples e com aceitação entre o departamento de TI os e seus clientes”.

Embora muitas organizações tenham  lançado ou estejam a implantar cloud privadas, a Gartner divulgou recentemente um estudo segundo o qual quase metade das grandes empresas terão nuvens híbridas até ao final de 2017.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado