IBM entrega prémio científico

Cerimónia decorre esta terça-feira, presidida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Nuno Crato.

Pinar Oguz Ekim é a segunda mulher a receber o Prémio Científico IBM em 23 anos. A cerimónia de entrega do prémio decorre esta terça-feira em Lisboa.

O galardão, no valor de 15 mil euros, “pretende distinguir o contributo de trabalhos de investigação para o desenvolvimento das ciências da computação e tecnologias de informação”, diz a IBM em comunicado.

O trabalho de Pinar Ekim, do Instituto de Sistemas e Robótica (Instituto Superior Técnico), tem por título “Algoritmos robustos de localização em redes de sensores com aplicações a seguimento de alvos”, é baseado na tese de doutoramento da investigadora e aborda “a problemática da determinação de posições geográficas de um ou mais agentes (por exemplo, pessoas, veículos ou animais) a partir de medidas de distância mútua e distâncias a pontos de referência”.

Segundo a empresa, “este trabalho introduz uma nova abordagem na forma como, em locais onde não é possível aceder ao sistema GPS (seja por limitações dos equipamentos ou por ausência dos sinais GPS em ambientes interiores), se poderão utilizar tecnologias alternativas que permitem medir distâncias usando sinais acústicos, de rádio, ou ambos”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado