PT inaugura data center na Covilhã

Evento de inauguração confirmado para a próxima segunda-feira.

O centro de dados da Portugal Telecom (PT) vai ser inaugurado na manhã da próxima segunda-feira, 23 de Setembro, na Covilhã.

Anunciado em Fevereiro de 2011, com a promessa de criação de 500 postos de trabalho, o projecto foi então anunciado como “um dos maiores centros de dados da Europa, segundo a operadora, que o pretende dinamizar para investigação em TI e como pólo de exportação, associado a uma aposta em energias renováveis”.

Em Outubro desse ano, iniciou-se a construção na Covilhã, assumindo a operadora querer “impulsionar” o desenvolvimento económico da região. A inauguração foi apontada para o final de 2012.

Em Novembro de 2012, surgiram críticas pelo financiamento público do centro de dados, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no valor de 17,3 milhões de euros para um valor elegível de 64,8 milhões de euros. Então, a data de inauguração do data center era apontada para o primeiro trimestre de 2013.

Finalmente, em Junho deste ano – pouco antes de assumir a gestão da operadora brasileira Oi -, o então presidente executivo da PT Portugal, Zeinal Bava, confirmou a inauguração na Covilhã para 23 de Setembro. Sucedeu-lhe Henrique Granadeiro, que será assim o responsável máximo pelas operações do data center.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado