Comissão Europeia à procura da Capital da Inovação

A iCapital receberá 500 mil euros para a “promoção dos seus esforços”.

A Comissão Europeia lançou hoje o primeiro concurso para selecionar a Capital Europeia da Inovação, ou iCapital.

O prémio de 500 mil euros visa “recompensar a cidade que está a construir o melhor ‘ecossistema de inovação’, ligando cidadãos, organizações públicas, universidades e empresas”, segundo comunicado. Essa cidade deverá ter mais de 100 mil habitantes e ter iniciativas desde, pelo menos, 1 de Janeiro de 2010.

A Comissão explica que como “68% da população da UE vive atualmente em zonas urbanas, são estas que mais contribuirão para tornar a Europa mais inovadora. As cidades promovem a inovação nos serviços que prestam, mas a chave é criar o ambiente adequado para a inovação a outros níveis e permitir a ligação entre a esfera pública e privada”.

O prazo para a entrega das candidaturas termina a 3 de Dezembro e, na Primavera de 2014, peritos independentes vão escolher a cidade vencedora, que deverá demonstrar uma estratégia global inovadora (em termos de conceitos, processos e instrumentos), inspiradora (para atrair talentos, financiamento, investimento e ainda a participação e o empenhamento dos cidadãos), integrada (com ligação aos objetivos da estratégia Europa 2020, nomeadamente em termos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo à escala europeia) e interactiva, construindo uma comunidade da inovação intra e inter-urbana.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado