Offshoring acaba com 1,5 milhões de postos de trabalho em TI até 2017

Mas, internamentente, há uma escassez de talentos nos países ocidentais.

Cerca de 1,5 milhões de empregos em TI – cerca de metade do número que existia na América do Norte e na Europa em 2002 – terão sido eliminados até 2017, de acordo com um estudo do The Hacket Group. A perda maciça de empregos é atribuída ao impacto combinado do offshoring, melhorias da produtividade impulsionadas pela tecnologia e a um ambiente de negócios de baixo crescimento.

O estudo analisa a criação de novos empregos nestes números. Durante esse período de 15 anos, diz o Hackett, terão sido criados 620 mil novos postos de trabalho, enquanto 1,2 milhões serão eliminados devido a ganhos de produtividade e 950 mil terão migrado.

A erradicação dos cargos nas TI vai realmente diminuir ao longo dos próximos dois anos – o Hackett prevê que 63 mil empregos líquidos serão perdidos este ano -, devido a previsões de um aumento no crescimento económico.

Os postos na manutenção e desenvolvimento de aplicações, juntamente com o apoio à infra-estrutura, foram os mais atingidos, diz Eric Dorr, director sénior de investigação do Hackett Group, e é improvável que essas posições regressem.

“Embora ainda haja novos empregos e um monte de trabalho de TI em curso, os postos de trabalho em offshore não vão regressar”, diz Dorr. “Este é um fenómeno relativamente raro”.

Um factor importante para o contínuo apoio ao offshoring tem sido a ampliação do uso de serviços de negócios globais, uma abordagem de serviços partilhados para apoiar um conjunto integrado de serviços de negócios de back-office , incluindo as TI, finanças e recursos humanos.

Muitas empresas descobriram que contam com operações de serviços de negócios globais para conduzir melhorias de custos e de produtividade, ano após ano, de acordo com o Hackett Group, poupando uma média de 20% no primeiro ano e 6% nos anos subsequentes. “Os serviços globais de negócios estão para ficar”, diz Dorr . “Não há dúvida”.

Entretanto, os líderes de TI estão a enfrentar uma escassez de talentos internamente. “A verdadeira limitação na capacidade de uma empresa para implementar a tecnologia é o talento”, diz Dorr. ” E há tanto talento para dar a volta”. Actualmente, as organizações de TI estão a enfrentar escassez nas áreas da analítica de Big Data, segundo Dorr .

Nos vários anos que o Hackett investigou e modelou o estado do emprego ocidental nas TI, o mais surpreendente foi o aumento da automação e ganhos de produtividade que as empresas têm conseguido .
(Stephanie Overby, CIO)




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