Próximo sistema da Oracle focado na virtualização

Será uma adição à oferta de sistemas integrados do fabricante, e assentará em mecanismos de virtualização de servidores e de redes, envolvendo tecnologia obtida na compra da Xsigo.

A Oracle está a preparar o lançamento do próximo membro da sua família de sistemas integrados, os “engineered systems “, os quais combinam software e hardware. O produto deverá procurar responder a necessidades de virtualização.

A tenciona apresentá-lo 13 de Agosto, durante numa sessão online, com Wim Coekaerts, vice-presidente sénior para a área de Linux e virtualização, de acordo com um comunicado no site da Oracle. Não é revelado qualquer nome próprio para a máquina, ou uma data de disponibilidade geral específica.

Os clientes que comprarem o produto de virtualização serão capazes de “instalar e implantar o infra-estrutura virtualizadas em apenas algumas horas”, de acordo com uma entrada no blog da empresa . O sistema “fornece uma infra-estrutura convergente suportada por virtualização Oracle VM de servidores e Oracle Virtual Networking “, acrescenta.

A matriz de centro de dados Oracle Virtual Networking (OVN) baseiam-se em tecnologia adquirida através da compra da Xsigo, no ano passado. Em Abril, o fabricante anunciou o suporte da OVN para os seus servidores Sparc M5 T5, T4 e, assim para o Solaris OS,em ambas as plataformas x86 e Sparc.

Desde que entrou no negócio do hardware, com a aquisição da Sun Microsystems, a Oracle tem registado uma queda consistente nas receitas relativas a essa área. Contudo empresa mantém-se focada na venda de sistemas integrados, com maiores margens de lucro do que os servidores mais comoditizados.

Entretanto, funcionários da empresa prevêem que a Oracle está prestes a registar um crescimento da receita de hardware no seu actual ano fiscal. Até agora, o primeiro sistema integrado de engenharia, a máquina de base de dados Exadata, parece ser a mais bem sucedida.

(Chris Kanaracus, IDG News Service (Boston Bureau)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado