Como negociar com fornecedores de TI

Antes de fechar um contrato, é preciso ter a certeza de que o fornecedor cumpre requisitos de selecção, implementação, utilização, manutenção e migração para as novas versões.

Adquirir um sistema, seja de gestão corporativa (ERP), de gestão do relacionamento com os clientes (CRM) ou de inteligência de negócios (BI e BA) é mais uma actividade na linha das obrigações do departamento de tecnologia de informação. “Mas de todas as aquisições realizadas pelas empresas, a operação de compra de soluções tecnológicas representa a que traz mais dificuldades”, afirma Ray Wang, CEO da Constellation Research.

Mesmo colocando de lado a tensão gerada pela negociação com os fornecedores, a complexidade das novas ofertas (como o SaaS – software como serviço – e a virtualização, por exemplo), somada às mudanças constantes no mercado de fornecimento das tecnologias de informação, torna a aquisição ainda mais difícil.

“Antes de assinar um contrato, os gestores devem negociar cinco quesitos com os seus fornecedores”, diz Wang, e que são a “selecção, implementação, utilização, manutenção e migração para novas versões”.

Segundo este especialista, CIOs e outros profissionais ligados às tecnologias e negócios devem incorporar essas etapas no relacionamento com os fornecedores e nas estratégias de contratação.

Eis os cinco pré-requisitos que as organizações devem exigir antes de efectuar uma aquisição de software:

1 – Selecção: suporte de operação e para novas versões do software;

2 – Implementação: os fornecedores devem provar que executivos fiáveis estão por trás do negócio;

3 – Utilização: permissão para que os clientes partilhem entre si as modificações que realizaram na solução;

4 – Manutenção: exigência para que fornecedores procurem melhores opções de suporte para a empresa;

5 – Migração: possibilidade de evolução para outras versões do mesmo software sem custo ou tensão.

Porque é isto importante? De acordo com Wang, está na altura das empresas procurarem a re-estruturação das suas operações para resolverem problemas gerados no passado e ganhar fôlego para o crescimento. “A maneira como elas se relacionam com os fornecedores é determinante para o sucesso desta fase de mudanças nas organizações”, diz.
(Thomas Wailgum, CIO/IDG Now!)




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