ESTG/IPLeiria organiza curso internacional sobre iOS

A formação incide no desenvolvimento de jogos 2D e 3D para iPad, iPhone, iPod Touch, e no aprofundamento de conhecimentos nesta área. Este ano o curso terá um canal de eLearning.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), organiza, de 23 a 27 de julho, a segunda edição da International Summer School on iOS Game Development. A relação entre oferta e procura de profissionais, competentes em ambiente  iOS, é aquela onde há maior discrepância no mercado português, resultando em falta de mão de obra, segundo um estudo da Hays.

O curso destina-se a quem se interessa pelo desenvolvimento de jogos 2D e 3D para as plataformas móveis da Apple (iPad, iPhone, iPod Touch), ou queira aprofundar conhecimentos na área.

A principal novidade da edição deste ano, a segunda, é a possibilidade de frequência em plataforma de eLearning. Os conteúdos da formação do ano passado serão também lançados na plataforma iTunes U dos conteúdos da edição do ano passado.

Serão disponibilizados vídeos em inglês de 24 sessões técnicas, revela Nuno Fonseca, docente desta Escola e responsável pela “summer school”, em comunicado. No ano passado, a escola teve a presença de cerca de 60 participantes, incluindo alguns da Áustria e do Reino Unido.

«Leiria está a dar passos importantes na área dos jogos, contando actualmente com três empresas nesta área, incluindo a Biodroid, provavelmente a maior empresa de jogos portuguesa, que vai brevemente abrir delegação na cidade», diz Nuno Fonseca. O docente destaca ainda a oportunidade única que a summer school representa «numa altura em que a indústria dos jogos gera receitas superiores a qualquer outra indústria de entretenimento».

“O acesso à summer school é aberto a todos os interessados – alunos, informáticos ou público em geral, com ou sem experiência em desenvolvimento de conteúdos iOS – sendo, no entanto, necessários conhecimentos mínimos de programação”, diz o comunicado. A “summer school” será organizada em palestras e aulas práticas de laboratório, para testar os conhecimentos recém-adquiridos, com acompanhamento de professores, ou trabalhar no desenvolvimento dos próprios jogos. A língua usada será o inglês.

Curso ganhou reputação

O curso que resultou da primeira International Summer School on iOS Game Development, organizada em 2012 pela ESTG/IPLeiria, é o quinto mais visto nos Estados Unidos da América na plataforma iTunes U, diz a instituição. Está  ao lado de cursos de universidades como os de Stanford, Yale, Harvard, ou o do MIT.

O sucesso da formação repete-se um pouco por todo o mundo, chegando aos primeiros dez lugares da classificação em países como o Canada, México, Brasil, Índia, China, Israel, Finlândia, Rússia, Ucrânia, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Espanha e Portugal,  «Ainda antes do lançamento do curso, o portal do IPLeiria no iTunes U já tinha obtido mais de 200.000 downloads com diversos cursos falados em português. Mas com o lançamento da Summer School, 97% do tráfego é estrangeiro, com a maior fatia a pertencer aos EUA (25%)», revela Nuno Fonseca.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado