As compras de novos PC, por empresas interessadas em evitar as consequências do fim do suporte ao Windows XP, ajudaram a melhorar o cenário das vendas mundiais de PC, de acordo com a IDC.
Há evidências circunstanciais para a IDC acreditar que finalmente t um “efeito XP” nas vendas mundiais de PC no segundo trimestre do ano. “Há vários indícios. Um deles é as vendas dos fabricantes tradicionalmente focados no sector empresariais”, diz Bob O’Donnell, da IDC.
Vários analistas esperam um aumento nas vendas de PC baseadas na substituição do Windows XP efeito há meses. Mas o optimismo de que isso poderia salvar os resultados do segmento de mercado e criar uma reviravolta desapareceu na primavera: as consultoras perceberam que era impossível as vendas de PC para empresas compensarem as vendas e a apatia do consumidor para obter novos PC.
No referido grupo de fornecedores destaca-se a Dell, a qual ganhou quatro pontos de quota de mercado nos EUA e um globalmente. “A Dell tem estado focada em vendas para as empresas, e o aumento da quota é devida ao Windows XP “.
Na semana passada, tanto a IDC como a Gartner publicaram as suas estimativas de vendas de PC no segundo trimestre, e ambos registaram nova contracção. A primeira assinala uma redução de 11,4% e a Gartner uma retracção de 10,9%.
São números ligeiramente mais baixos do que no primeiro trimestre, quando a IDC informou uma redução homóloga de 13,9% no ano, e a Gartner uma contracção de 11,2%. Parte dessa pequena melhora entre o primeiro e o segundo trimestre pode ser atribuído à compra de PC para substituir o Windows XP: já tem 12 anos e a Microsoft deixará de o suportar em Abril de 2014.
(Gregg Keizer, ComputerWorld)