Uma falha de funcionamento num centro de dados fez colapsar o sistema Chorus do Estado francês e manteve-o em baixo durante quatro dias. Só voltou a funcionar durante o fim de semana.
O sistema de informação para gestão financeira do Estado francês esteve inoperacional durante quatros dias. Na última quarta-feira uma quebra de funcionamento do centro de dados que suporta o Chorus, fê-lo colapsar. Segundo a agência para a informática de finanças do Estado – a AIFE – o sistema retomou operações no domingo.
Uma falha no centro de dados suportado por servidores da Bull afectou o sistema de armazenamento do Chorus. Esse incidente fez colapsar o núcleo do sistema, uma plataforma SAP com 25 mil utilizadores. Outra aplicação associada manteve-se operacional, servindo 30 mil utilizadores.
Na origem da falha está o accionamento de um sistema de extinção de incêndio da sala de servidores devido a um erro de um funcionário. Como resultado houve danos em vários componentes importantes de uma baía de armazenamento de dados do Chorus, disse a agência.
A Bull mostrou ter pouco a dizer sobre o acidente. “Podemos confirmar que a última quarta-feira houve um incidente que afectou uma das salas de um dos nossos centros de dados”, explicou a assessora de imprensa da Bull, Aurélie Negro por e-mail.
“Ao accionarmos o plano de emergência necessário, fomos capazes de retomar as condições normais de operação dentro de uma hora. No entanto, as degradação das condições de funcionamento, durante essa hora, podem ter tido impacto sobre alguns de nossos clientes”, escreveu.
Para o Chorus, o resultado foi severo: mesmo com os discos organizados segundo um padrão RAID 6, para conferir redundância, não foi possível recuperar os dados nem restaurar a coerência do sistema de discos, segundo a AIFE.
Depois de trabalhar toda a noite de quarta-feira em tentativas de recuperação de dados, a agência decidiu na quinta de manhã restaurar um backup dos dados, feito antes do incidente. Isso, e a posterior verificação dos dados restaurados, demorou a maior parte do fim-de-semana.
O serviço foi finalmente restaurado na totalidade à meia-noite de domingo, segundo a agência. Apesar dos problemas, um sistema de gestão de ficheiros continuou a funcionar, permitindo que os pagamentos aos fornecedores fossem sendo registados para posterior processamento.
Na última segunda-feira de manhã, a agência enviou 13 400 ordens de pagamento ao Banco de França para fazer pagamentos em atraso, no valor de 181 milhões de euros.
(Peter Sayer, IDG News Service)