O accionista de referência adquiriu mais 72 milhões de acções da empresa e propôs que a empresa faça uma oferta de compra de 1,1 mil milhões de títulos a 14 dólares.
Um comité especial da Dell rejeitou uma nova proposta do accionista de referência da empresa, Carl C. Icahn, afirmando continuar a apoiar os planos do fundador Michael Dell e da Silver Lake Partners para tirar a empresa do mercado bolsista. No seu estado actual a proposta de Icahn não é uma operação que o comité possa aprovar e executar, diz o mesmo.
“Não há nem financiamento, nem qualquer compromisso de qualquer parte em participar, nem qualquer remédio para a empresa e seus accionistas se a transacção não for consumada” diz um comunicado. A proposta de Icahn não trata adequadamente os problemas de liquidez e outros riscos, previamente destacados pelo comité, explica.
Na sua última proposta, Icahn sugere que a Dell inicie uma oferta pública sobre cerca de 1,1 mil milhões de acções com o preço unitário de 14 dólares, com o valor máximo de 16 mil milhões. O plano permite a quem acredita que a oferta de Michael Dell e Silver Lake desvaloriza a Dell, possa continuar a deter acções na empresa, defende o investidor.
Icahn e o seu parceiro Southeastern Asset Management comprometem-se a não participar na operação, de acordo com uma carta aberta dos mesmos aos accionistas da Dell. O financiamento para a oferta seria suportado por 5,2 mil milhões de dólares em financiamento de dívida, 7,5 mil milhões dólares em dinheiro da Dell, e 2,9 mil milhões de dólares através de uma transacção de valores a receber pelo fabricante.
O conselho da Dell tem levantado preocupações sobre a capacidade de Icahn angariar 5,2 mil milhões em financiamento de dívida.
(John Ribeiro, IDG News Service)