Whitestar Asset faz restruturação das suas TI

Um processo liderado pela Reditus incidiu em quatro dimensões como o objectivo de dar um suporte mais eficaz aos processos de negócio, com aumento da segurança da informação, melhoria de gestão de risco e conformidade.

A Whitestar Asset Solutions fez uma restruturação da suas TI, com a Reditus a desenhar e implementar um conjunto de soluções para a empresa fazer face ao aumento da sua actividade. “As soluções incluíram, a renovação da infra-estrutura de processamento e armazenamento com recursos a tecnologia de virtualização e replicação de dados, uma plataforma de Data Loss Prevention, monitorização e compliance e asseguraram à Whitestar Asset Solutions uma melhoria da gestão do risco operacional e de Disaster Recovery”, explica o director de infra-estrtutura de TI da Whitestar Asset Solutions, Marco Toste.

O projecto contemplou quatro dimensões:

– o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de dados;
– a implantação de instalações para Disaster Recovery;
– a implantação de tecnologia de segurança integrada da informação;
– a instalação de tecnologia de análise e controlo de conformidade.

A plataforma implementada para o aumento da capacidade de processamento e armazenamento está sustentada em sistemas Proliant DL e na plataforma 3PAR na componente de armazenamento, da HP, segundo um comunicado da Reditus. Foi ainda implementada, acrescenta a empresa, uma arquitectura de “cluster” activo recorrendo a tecnologia VMWare, com replicação nas instalações mantidas para Disaster Recovery.

Centros de dados ligados por linhas dedicadas

A arquitectura das mesmas coloca os sistemas de informação da Whitestar distribuídos por dois centros de dados com cerca de 300 quilómetros entre si, ligados através de linhas de comunicação dedicadas (MPLS). Dessa forma, explica o comunicado, fica  assegurada a redundância da arquitectura preparada para garantir a continuidade do negócio em caso de desastre ou de paragem de um dos datacenters.

Os esforços de segurança para as TI englobaram a introdução de vários mecanismos de segurança da informação cobrindo, segundo a Reditus, todo o espectro de ameaças externas, através de plataformas de defesa de perímetro e antivírus. Foram também implantadas soluções específicas de protecção de email e de acessos à Internet.

O sistema de “Data Loss Prevention” instalado durante o projecto procura assegurar um controlo efectivo da informação de negócio por parte da empresa. No âmbito da restruturação foi ainda instalado um sistema de análise e controlo de conformidade operacional com os processos de negócio – compliance management.

A capacidade de monitorização permanente dos processos de negócio e sua adequação às normas e melhores práticas definidas corporativamente, são uma das exigências no sector financeiro. A Whitestar Asset Solutions proporciona soluções e consultoria sobre gestão da activos financeiros imobiliários.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado