Vantagem do iPhone na satisfação do cliente está a desaparecer

Liderança da Apple ameaçada pela Samsung e Motorola nos EUA.

O domínio da Apple na satisfação dos clientes nos smartphones desapareceu no ano passado, com rivais como a Samsung e a Motorola a ocuparem essa lacuna, revelou hoje um estudo nos EUA.

Embora o iPhone continue a ser o smartphone no topo da satisfação do cliente, com uma pontuação de 81 no American Customer Satisfaction Index (ACSI), a liderança distanciada da Apple evaporou-se. Não só a pontuação da Apple caiu dois pontos em relação ao ano anterior, como a satisfação para dispositivos concorrentes aumentaram.

O grau de satisfação com a Samsung foi o que mais cresceu, com um aumento de cinco pontos para 76, um ganho de 7%. A pontuação da Motorola subiu 5,5%, para 77 pontos, enquanto a Nokia ganhou um ponto para os 76, um crescimento de 1,3%. As pontuações de outros fabricantes de smartphones caiu: HTC e LG caíram 4% e 5,3%, respectivamente.

A diferença de oito pontos em 2012 entre a Apple e o melhor dos restantes foi reduzida para metade em 2013, já que a Apple se distancia agora da fabricante mais próxima, a Motorola, por apenas quatro pontos.

O director do ACSI, David VanAmburg, tentou explicar o que se passou: “embora o iPhone 5 tivesse fortes vendas, não reforçou a satisfação geral do cliente da Apple”, disse num relatório que acompanha os resultados do inquérito. “E a melhoria [da Samsung] foi a maior para qualquer fabricante de telemóveis”.

Os resultados do ACSI baseiam-se em inquéritos a quase 9.600 norte-americanos entre 21 de Janeiro e 17 de Março.
(Gregg Keizer/Computerworld)




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