Software português contra erros no Excel (com vídeo)

Aplicação ainda está a ser patenteada tendo em vista a sua exploração comercial e não previne todos os erros.

Uma equipa do Laboratório de Software Confiável (HasLab) do laboratório associado Inesc Tec desenvolveu o software MDSheet para evitar erros em folhas de cálculo Excel.

Em comunicado, a instituição assegura que “a utilização deste software evitaria a exclusão, recentemente detetada, de cinco países no estudo de Rogoff e Reinhart (2010) ‘Crescimento num tempo de dívida’”.

O MDSheet não tem ainda uma versão comercial “mas a TecMinho – interface da Universidade do Minho – já está a trabalhar com investigadores do projeto numa patente que possa ser explorada comercialmente”.

O software do HasLab “cria um modelo simplificado que guia a construção da folha de cálculo Excel. Sempre que são inseridos novos dados no Excel, o modelo do MDSheet é automaticamente atualizado”, refere a instituição, evitando “referências incorretas”.

No caso do referido estudo de Rogoff e Reinhart, “sempre que um novo país fosse inserido, as fórmulas no fundo da folha de cálculo seriam automaticamente atualizadas para incluírem esse novo país. O software não permitiria que nenhum país fosse deixado de fora”, explica João Saraiva, líder do projecto.

O software não previne todos os erros do Excel, refere a instituição, mas “é um dos mais avançados do mundo uma vez que está disponível, de forma integrada, num sistema de folhas de cálculo”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado