Microsoft prepara Office Web Apps para Android

O fabricante está a acelerar o desenvolvimento de recursos da plataforma do Office para ambientes de browser, a qual funcionará com o Chrome e permitirá facilidades de produção de documentos em colaboração em tempo real.

A Microsoft tenciona acelerar o desenvolvimento de melhorias na Office Web Apps, adicionando recursos como a produção de documentos em tempo real e co-autoria. A plataforma baseada em browser vai poder ser executada com suporte para o browser Chrome, em tablets Android.

A disponibilização destas facilidades será concretizada nos próximos 12 meses. Fazem parte de uma mudança na forma como a Microsoft vê a Office Web Apps, de acordo com a empresa.

Originalmente concebido em 2010 como um complemento mais “ligeiro” à oferta de desktop, a plataforma é agora vista como um produto potencialmente mais poderoso: graças a melhorias na tecnologia de browser e às velocidades de rede.

O seu principal rival é o Google Drive, que combina armazenamento on-line com as aplicações Google Docs para processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações e outras funcionalidades.

A Microsoft atrasou-se face à Google e outros concorrentes neste segmento do mercado: a Google Docs foi disponibilizada em 2007. No entanto, o Office domina o mercado na área dos desktops, e a empresa está a fazer um esforço para expandir essa superioridade para as versões baseadas em browser.

O recurso de co-autoria em tempo real vai assentar em recursos desse tipo já presentes no produto. Permitirá aos utilizadores acompanhar as edições de colaboradores sem necessidade de actualizar páginas no browser. A Microsoft também tenciona reforçar outros recursos de autoria e edição da Office Web Apps.

Em Outubro, a Microsoft fez uma série de melhorias na plataforma, procurando oferecer aos utilizadores de iPads uma melhor experiência, com a plataforma.
(Juan Carlos Perez/IDG News Service)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado