Optimus atinge 300 Mbps com LTE-Advanced (actualizada)

Em testes nos seus laboratórios, o operador suportou velocidades capazes de disponibilizar descarregamentos de um volume de dados de 1GB, em perto de 60 segundos. As experiências englobaram a utilização de tecnologias de Carrier Aggregation e UCMT.

A Optimus anunciou ter alcançado nos seus laboratórios velocidades de 300 Mbps em download, usando as novas funcionalidades da evolução da tecnologia LTE-Advanced – para redes 4G. O operador prevê que a disponibilização de terminais comerciais compatíveis com o LTE-Advanced apenas se verifique, em quantidade, durante o segundo semestre deste ano.

No upload o operador diz ter atingido 70 Mbps, um aumento de 20 Mbps em relação ao máximo até hoje disponível. Ao permitir uma experiência de utilização de download que duplica o desempenho máximo actual, a tecnologia LTE-Advanced permitirá aos clientes Optimus descarregar um CD de música (100 MB) em menos de 8 segundos, e um filme (1GB) em aproximadamente 60 segundos.

Os vários testes efectuados foram desenvolvidos em parceria com a Huawei Technologies e segundo um comunicado englobaram as tecnologias mais relevantes do LTE-Advanced: Carrier Aggregation e Uplink Coordinated Multipoint Transmission. Além de melhorar significativamente a experiência de utilização 4G, o LTE-Advanced permitirá reforçar a capacidade de rede nos pontos de utilização mais intensos.

(actualização a 6 de Maio, com esclarecimento da Vodafone: A Vodafone segue activamente as evoluções do mercado em termos de velocidade de dados, tendo realizado durante o ano passado, com os seus fornecedores, várias demonstrações laboratoriais de LTE Advanced com Carrier Aggregation, que permite débitos até 300Mbps. Em Fevereiro de 2013, no Mobile World Congress, a Vodafone Portugal apresentou a tecnologia LTE Advanced com Carrier Aggregation utilizando antenas em ambiente real no recinto do evento.Estima-se que os terminais que venham a suportar esta tecnologia estejam disponíveis no mercado em meados do próximo ano, estando a evolução da rede da Vodafone Portugal alinhada com a disponibilização comercial destes terminais.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado