Android assumem liderança do mercado de tablets

As vendas unitárias de dispositivos com o sistema operativo suplantaram as das máquinas com o iOS, durante o primeiro trimestre.

Os tablets equipados Android foram mais vendidos do que os iPad da Apple, durante o primeiro trimestre em que o mercado mundial cresceu 142,4%. Foram vendidos 49,2 milhões de unidades, diz a IDC.

A quota de mercado dos Android chegou aos 56,5% em comparação com a de 39,6% do iOS. No ano passado, o iOS detinha uma quota de 58,1%, com o Android nos  39,4%.

Os dois têm crescido, mas o sistema operativo da Google “explodiu” para 247,5%. De acordo com a IDC as vendas do primeiro trimestre de 2013 superaram as de todo o primeiro semestre de 2012.

Os principais factores do crescimento ligam-se ao aumento da procura por dispositivos de ecrã menor, segundo a consultora. A Apple manteve-se como maior fabricante, e com um total de 19,5 milhões de unidades vendidas no trimestre, excedendo as expectativas da IDC – eram 18,7 milhões de iPads.

“A procura sustentada pelo iPad mini e o fortes encomendas para o comércio levou a um primeiro trimestre melhor do que o esperado para a Apple”, explicou Tom Mainelli, director de pesquisa da IDC. Samsung foi o segundo maior fabricante com 8,8 milhões de unidades vendidas.

Segundo a IDC, o crescimento das vendas de smartphone da gigante coreana tem ajudado o seu negócio de tablets, muitas vezes, a agregação dos dois juntos. Asus passou a ser o terceiro maior fabricante, suplantando a Amazon, graças à procura pelo Google Nexus 7.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado