José Gabriel Quaresma e Carlos Gonçalves escreveram e produziram um livro com ligação ao universo virtual para facilitar a expansão do seu conteúdo e actualização.
O livro “Out-of-the-Office” foi lançado hoje e pretende revolucionar a forma como os livros são pensados e lidos. Aumentar o grau de interactividade com os leitores, oferecendo-lhes conteúdos multimédia sem fim e à distância de um toque é um dos seus principais objectivos.
Dedicado à temática do Escritório do Futuro – combinação dos conceitos de Escritório Virtual, Teletrabalho e Coworking, o livro foi escrito e produzido por José Gabriel Quaresma, jornalista e pivot da TVI 24, e Carlos Gonçalves, CEO do Avila Business Centers.
Na prática o tomo dá ao leitor a possibilidade de usar o seu smartphone ou tablet para aceder a conteúdos multimédia exclusivos e em constante actualização, explica um comunicado. Para isso recorre a tecnologia de realidade aumentada, diz o mesmo, mediante o download e utilização de uma aplicação móvel.
“Out of the Office” é simultaneamente um livro e uma aplicação móvel. Os dois autores consideram que este livro poderá constituir um Guia para os Profissionais do Sec. XXI. A obra apresenta vários casos reais ao longo do livro, descrevendo histórias sobre pessoas e empresas que se tornaram mais eficientes e produtivas ao apostarem na adopção de novos modelos de trabalho – tais como Escritórios Virtuais, Teletrabalho e Coworking –, de espaços de trabalho inovadores e de tecnologia colaborativa.
Uma das grandes novidade é a introdução da tecnologia de realidade aumentada como complemento à leitura. Uma característica suportada pela plataforma Next Reality.
“Trata-se de um livro que não tem fim, pois irá estar constantemente a ser actualizado com novos conteúdos devido à sua grande componente digital. Sempre que for actualizado o conteúdo, o leitor é notificado de imediato no seu smartphone, uma função inédita em todo o Mundo”, explica um comunicado.
O projecto de concepção totalmente nacional tem também pretensões de internacionalização, tendo já lançamento previsto para outros países, como Espanha, Estados Unidos e Brasil.