A maioria dos PC fornecidos na China não são equipados com sistema operativo pré-instalado, diz a IHS iSuppli.
A China tomou o título de maior mercado do mundo para PC em 2012, e um estudo realizado pela IHS iSuppli revelou que os compradores de computadores no país têm preferências originais. No ano passado a maioria dos PC no mercado chinês foram fornecidos sem sistema operativo pré-instalado.
E uma grande parte dos portáteis apresentava um ecrã de 14 polegadas. As vendas de desktops mantiveram-se saudáveis na China, igualando (no mundo representam apenas 36%) as dos portáteis. No total foram vendidos cerca de 69 milhões de PC.
Mais de 50% dos PC vendidos foram entregues sem sistemas operativos pré-instalados, enquanto 90% dos PC vendidos à escala mundial estavam equipados com sistema operativo, de acordo com a iSuppli.
A tendência pode estar ligada à pirataria de software desenfreada na China. A Microsoft há mais de uma década vem tentando reprimir a pirataria de software no país, e numa recente investigação comprou 169 PC em lojas na China: todos tinham versões piratas do Windows.
Como compradores de PCs em todo o mundo cada vez mais movido para dispositivos portáteis, desktops e laptops embarques eram mesmo na China no ano passado. Perto de 70% dos portáteis vendidos em China tinha um ecrã de 14 polegadas, enquanto os equipamentos com esse tamanho de ecrã representou menos de 30% das máquinas fornecidas em todo o mundo.
Além disso, o segmento doméstico e o empresarial foram iguais na China, enquanto em todo o mundo, o primeiro representou 65%.
Mas, tal como no resto do mundo, a desaceleração na compra de PC está a afectar a China. Apesar de o mercado chinês ter sido um dos pontos de crescimento as pessoas estão cada vez mais a usar smartphones e tablets como equipamentos de computação, diz a iSuppli.
A China continuará a ser o principal destino dos PC para o futuro previsível, mas a iSuppli prevê taxas de crescimento mais lentas do PC, na ordem dos 3 a 4% já este ano, em relação a 2012. Há um potencial de crescimento no fornecimento de PC para o mercado inexplorado de compradores rurais (primeiro equipamento), segundo a iSuppli.
O maior fabricante de PC em vendas é a Lenovo, mas outras empresas como a Hewlett-Packard, Dell, Acer e Asustek estão investindo mais no país – e na expansão da sua cadeia de abastecimento – para ganhar quota de mercado.