Reddit pede desculpas por caça às bruxas online

Na semana passada, o site mostrou o “melhor e pior” do seu, diz o director-geral da organização Erik Martin.

O Reddit está pedir desculpas publicamente pelo papel que desempenhou na semana passada na promoção de uma caça às bruxas online. O fenómeno levou à identificação de um estudante da Universidade de Brown, inocente, como suspeito dos atentados da maratona de Boston.

A acção é um testemunho sobre as questões que envolvem a utilização adequada das redes sociais durante uma tragédia. Antes da identificação do FBI dos irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev como suspeitos, um grupo de utilizadores do site de partilha de conteúdo ligação assumiu o papel de agregação de recursos e conteúdo para identificar suspeitos.

No processo o conjunto de pessoas reuniu filmagens e fotografias tiradas no local da explosão. A iniciativa, que as Reddit diz ter começado com intenções nobres, tornou-se uma caça às bruxas online.

E levou à sua nomeação como suspeito, Sunil Tripathi, um estudante na Universidade de Brown, o qual está desaparecido desde 16 de Março. O nome de Tripathi tornou-se viral depois de o grupo de utilizadores ter concordado sobre as fotografias do indivíduo apresentarem semelhanças com imagens de vigilância de possíveis suspeitos captadas no local dos atentados.

“Os colaboradores da Reddit, milhões de utilizadores lamentam profundamente que isso tenha acontecido”, diz o director-geral da Reddit Erik Martin, numa mensagem de blog. O site também pediu desculpas em particular à família de Tripathi, tal como vários utilizadores e moderadores.

Especialistas em rede sociais concordam que o imediatismo das redes sociais poderão desempenhar um papel significativo na difusão de mensagens durante uma tragédia. No entanto também admitem que os utilizadores precisam de ter muito cuidado com informações imprecisas ou falsas que aparecem nos sites.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado