Versão 8 do Java será adiada até 2014

Nova versão da plataforma estava prevista para Setembro deste ano, mas a necessidade de a componente de segurança ser mais trabalhada, assim como o “Projeto Lambda”, estão na origem do adiamento.

A Oracle irá adiar o lançamento do Java 8 até 2014, para dar um novo em enfoque na obtenção de maior segurança, disse Mark Reinhold, arquiteto-chefe da plataforma num blog). O Java Development Kit 8, baseado na Java Platform Standard Edition 8, estava previsto para Setembro deste ano.

Serão corrigidos problemas de segurança evidenciados na plataforma recentemente. “A Oracle pretende continuar a corrigir problemas de segurança em ritmo acelerado, e a melhorar o modelo de segurança da Java, introduzindo novos recursos de segurança. Este trabalho irá exigir mais horas de trabalho do que temos disponíveis, mesmo eliminando recursos da Java 8 ou reduzindo a abrangência da versão”, disse Reinhold.

“Como consequência do renovado enfoque em segurança, a execução do cronograma oJava 8, com lançamento no início de Setembro, já não será possível”. A nova data prevista para o lançamento do software é o primeiro trimestre do próximo ano, com sendo uma amostra disponibilizada para os programadores  emSetembro, afirmou.

A equipa da Oracle também registou atrasos no trabalho em torno do Project Lambda, uma das principais atracções do Java 8, que deverá melhorar os recursos de programação para sistemas com para múltiplos núcleos. A tecnologia estará pronta no início de maio, três meses depois do planeado.

A empresa poderia eliminar a componente de Lambda e cumprir o cronograma originalmente previsto para o lançamento do Java 8, mas isso tornaria esta versão menos atraente, argumenta Reinhold. “Uma versão sem o Lambda lançada neste ano teria menos probabilidade de ser amplamente adoptada, por isso porque nos vamos preocupar com isso?”

Al Hilwa, um analista da IDC, concorda com o raciocínio de Reinhold. “Claramente houve uma realocação intencional de recursos para tornar o Java mais seguro, o que é absolutamente a prioridade correcta”, considerou.

“O actual cronograma de lançamento do Java é baseado em recursos, e um recurso chave do JDK8 é o Lambda. Acredito que a explicação de Mark e o plano sugerido são sólidos e me parecem ser a melhor opção. É claro que é preocupante, já que a data de lançamento mudou outra uma vez, mas dadas as circunstâncias atuais, é completamente compreensível”, explica.

Entretanto o Java SE 9 tem lançamento previsto para 2016, enquanto anteriormente estava programado para 2015. A versão 9 incluirá um sistema de módulos conhecido como Project Jigsaw, que inicialmente seria incluído na Java SE 8




Deixe um comentário

O seu email não será publicado