Bolsa de moeda Bitcoin sob ataque DDoS (actualizada)

Atacantes da plataforma de negociação da moeda virtual, MT.Gox, estão a procurar manipular o preço da mesma.

A maior plataforma de negociação de moeda virtual Bitcoin está a  lutar contra um intenso ataque distribuído de negação de serviço  (DDoS). A MT.Gox acredita que o objectivo é manipular os preços da moeda, cujo valor tem registado oscilações muitos voláteis, nos últimos dias.

A organização, baseada em Tóquio, revela que os ataques resultaram  já os seus piores atrasos em processos de negociação. Tem havido muitos erros de páginas a serem exibidas aos negociantes, segundo uma mensagem no Facebook.

De acordo com os seus cálculos, 80% das transacções de Bitcoin em dólares americanos são executados na Mt. Gox. Noutras moedas a percentagem atinge os 70%.

O atraso de seis ou sete segundos antes de uma transacção ser executada “não é aceitável”, disse Gonzague Gay-Bouchery responsável de marketing da MT. Gox. Ele alerta que a plataforma da Mt. Gox não é como a da Bolsa de Nova Iorque ou o Nasdaq.

O aumento dos preços levou a Bitcoin a atingir um máximo de 142 dólares por unidade na última quarta-feira, levou oportunistas mal-intencionados a tentarem burlar o sistema, de acordo com a Mt. Gox. Os atacantes esperaram que o preço atingisse um nível elevado, a venderam as suas moedas e iniciaram um ataque DDoS para desestabilizar a bolsa.

Pretendem que os titulares de Bitcoin entrem em pânico e vendam, fazendo o preço cair. Assim os atacantes poderão comprar as Bitcoin mais baratas e tentar o ataque novamente quando o preço estiver mais alto.

O mais recente ataque DDoS começou na noite passada – hora do Japão – e intensificou-se por volta das cinco horas esta manhã, disse Bouchery-Gay. A Mt. Gox confia a segurança da plataforma à Prolexic, com sede na Flórida. Contudo “eles têm sido mais lentos do que o habitual para perceber o que aconteceu”, revela o responsável.

Gay-Bouchery afirmou não ter ideia de quando os ataques pudessem diminuir. E alertou os negociantes da Bitcoin para não entrarem em pânico e para não investirem mais dinheiro do que estão dispostos a perder.

Também devem usar as opções de autenticação por dois factores para tentar evitar que as suas contas sejam atacadas. Além de tudo o que aconteceu a Mt.Gox está num processo de remodelação da arquitectura tecnológica da plataforma.

Instawallet suspende serviços

Um serviço de alojamento de moeda virtual Bitcoin, a Instawallet, anunciou a suspensão dessa operação, devido a uma intrusão fraudulenta nos seus sistemas de informação. A segurança da sua base de dados foi violada e a organização está a aceitar pedidos de restituição de valores roubados.

A nota publicada no seus site não revela quantas Bitcoins foram subtraídas. A moeda virtual subiu em valor nos últimos dois meses devido ao aumento de interesse na mesma. Chegou a valer 140 dólares na última quarta-feira.

O serviço da Instawallet está “suspenso indefinidamente” até que a empresa possa desenvolver uma arquitectura alternativa para a plataforma.

*Actualizada com informação sobre a Instawallet.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado