TLD e ISP africanos com DNSSEC para atrair utilizadores

A medida destina-se a aumentar o uso da Internet, oferecendo maior segurança

Os domínios de topo (TLD – Top Level Domain) da Tanzânia, Uganda e Gabão foram reforçados com o protocolo de segurança DNSSEC (Domain Name Extensões de Segurança do Sistema). Vários ISP africanos fizeram o mesmo e o objectivo é atrair mais utilizadores.

O DNSSEC é um protocolo de segurança de protecção contra fraudes online, roubos de identidade e sequestro de sites. Garante aos utilizadores que a comunicação entre uma aplicação e uma organização é fiável e menos susceptível à interceptação por hackers, adulteração e outras ameaças online.

A Namíbia e as Seicheles já tinham implantado a medida. Em alguns países, os ISP instalaram servidores capazes de identificar os sistemas de nomes de domínio (DNS – Domain Name Systems) permitindo aos utilizadores validarem sites com DNSSEC.

Por exemplo, o domínio de topo do Egipto não suporta DNSSEC mas a Linkdotnet oferece validação DNSSEC. Outros países com ISP a oferecerem esta facilidade são a Líbia, a Guiné Equatorial, Djibouti, a Argélia, a Zâmbia, Angola e a África do Sul.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado